Chiang Mai - Tailândia

Chiang Mai é a principal cidade do norte da Tailândia. É a segunda maior cidade do país e um de seus principais destinos turísticos. Chiang Mai possui mais de 300 templos. Seu centro é um grande quadrado de aproximadamente 1,5km, cercado por um canal. A região ao redor da Pratu Tha Phae, a entrada leste do centro, entre as ruas Moon Muang e Tha Phae, é onde está localizada a maioria dos hotéis e restaurantes.

A primeira vez que chegamos em Chiang Mai foi na tarde de 26/11/2010, vindos de Chiang Rai. Na rodoviária pegamos um tuk-tuk coletivo até o centro da cidade. Encontramos uma pousada, onde nos hospedamos por 5 dias. Após esses dias de descanso, no dia 01/12 deixamos Chiang Mai e fomos para Mae Hong Son e Pai. No dia 09/12 retornamos para Chiang Mai, onde fizemos mais uma pausa, antes de seguir viagem. Nessa segunda passagem por Chiang Mai ficamos 8 dias e, na noite de 17/12, pegamos um ônibus rumo à Bangkok.

Em nossa longa passagem por Chiang Mai aproveitamos para caminhar pela cidade e conhecer seus inúmeros templos, assim como também descansar um pouco, pois já estávamos fadigados de tantas viagens. E Chiang Mai se mostrou um lugar agradável para parar um pouco, passar um tempo, experimentar a deliciosa culinária local e simplesmente relaxar. Outra coisa que precisamos fazer lá foi tirar um novo visto para a India, nosso próximo destino após a Tailândia. Há um consulado indiano em Chiang Mai e o visto levou em torno de uma semana para ficar pronto.

Estátuas de Buda

Monges budistas

Estátua do Buda deitado

– “20 baht!!”. Essa senhora vendia passarinhos (dentro dessas cestinhas de palha) em frente aos templos. As pessoas compram os passarinhos e os soltam. Pelo o que pudemos entender, segundo a crença deles, este ato de soltar o passarinho traz sorte.
(Dá pena ver os passarinhos presos e chega a dar vontade de comprar só para poder libertá-los. Mas, o que adiantaria? – pois no dia seguinte ela certamente vai estar pegando mais passarinhos para vender. Se ninguém comprasse ela não prenderia mais passarinhos).

Vendedora de vegetais

Massagem nos pés. A Tailândia é famosa pelas massagens (e os preços são bem baratos).

Mulher com trajes típicos de etnia minoritária.

Menina com roupas tradicionais.

Menina fazendo uma apresentação na feira que acontece aos domingos na rua Rachadamnoen, no centro de Chiang Mai. Ao longo da rua são montadas diversas barracas que vendem roupas, acessórios, artesanato, etc, e também os artistas de rua aproveitam para fazer suas apresentações.

Pad Thai, um dos pratos mais populares da Tailândia: Macarrão, ovo, tofu, vegetais, amendoim, com opção de camarão e frutos do mar.
Assim como em qualquer lugar da Tailândia, em Chiang Mai há inúmeras barracas de rua vendendo Pad Thai e também outros pratos da culinária local.

Chiang Mai

DICAS:
- Nos hospedamos no centro da cidade, no “VIP House” (na Soi 1, uma pequena ruela, travessa da rua Rachadamnoen), onde pagamos 250 baht por um quarto duplo com banheiro dentro e internet wi-fi.
- O ônibus de Chiang Rai para Chiang Mai custou 132 baht. Foram 3 horas de viagem.
- O tuk-tuk coletivo (sawngthaew) da rodoviária de Chiang Mai até o Centro (Pratu Tha Phae) custa 20 baht por pessoa. No entanto, é comum os motoristas quererem cobrar mais dos turistas. Portanto, negocie o preço antes, para não ter surpresas.
- O ônibus de Chiang Mai para Mae Hong Son custou 129 baht. Foram 8 horas de viagem.
- O ônibus de Chiang Mai para Bangkok custou 280 baht. Foram 10 horas de viagem.
- Um dólar vale aproximadamente 32 baht.