Phuket - Tailândia

Depois de passar o dia viajando, desde Ko Pha-Ngan, chegamos no final da tarde de 26/07/2010 em Phuket e nos hospedamos em uma pousada na cidade.

Phuket é a maior ilha da Tailândia e um dos locais mais turísticos do país. Está localizada na costa de Andaman e é praticamente grudada ao continente. O acesso à ilha é feito por estrada, através de uma ponte. A província é bastante urbanizada e muito estruturada para o turismo. Ofecere bonitas praias, bons locais para mergulho e é também ponto de partida para passeios às outras ilhas da região. Phuket foi bastante arrasada pelo tsunami de dezembro de 2004. Porém, nestes anos que se passaram, tudo foi rapidamente reconstruído e já não se vê mais os sinais da destruição.

No dia 27/07 saímos para conhecer algumas praias da costa oeste da ilha. Fomos de sawngthaew (o transporte público da região: um pequeno caminhão com bancos atrás) até a praia Karon. De lá caminhamos para as praias Kata Yai e Kata Noi, que estão um pouco ao sul. Porém o tempo estava nublado e chuvoso, o que prejudicou um pouco o passeio.

Já no dia seguinte tivemos mais sorte com o tempo (uma enorme sorte, considerando que estamos em plena época de monção). O dia estava lindo! Pegamos um sawngthaew até a praia Kamala e, de lá, seguimos caminhando no rumo norte, passando pelas praias Laem Singh e Surin.

Hat Kamala, na costa oeste de Phuket

Caminhando em Hat Kamala

Hat Kamala

Curtindo a praia, em Kamala

Kamala

A pequena e bela Laem Singh está entre as praias de Kamala e Surin.

Laem Singh

Hat Surin

Na sombra de um coqueiro, em Hat Surin.

Na praia de Surin

Um vendedor passando em frente a um sawngthaew (o transporte público da região).

Todas as manhãs os monges budistas saem pela cidade de Phuket. As pessoas dão alimentos aos monges e em troca recebem orações.

Este monge tinha até um ajudante para carregar os alimentos arrecadados.

Vendedora no mercado central da cidade, que oferece uma grande variedade de produtos. O mercado é uma boa opção para comer comida típica da região, com um ótimo preço.

Templo budista em Hat Karon. Este estilo de templo pode ser visto por toda a Tailândia.

Uma águia em cativeiro, em Hat Karon. Aves e diversos outros animais podem ser vistos presos em gaiolas por todas as partes na Tailândia. Um hábito infeliz.

No entanto, também pode-se encontrar lindas flores por todos os lados. As orquídeas e lótus são bastante comuns na Tailândia:

Flor de Lótus

No dia 29/07 de manhã cedo deixamos Phuket e seguimos viagem. Pegamos um ônibus até Phang-Nga.

Phuket está localizada na costa oeste da Tailândia (costa de Andaman)

Exibir mapa ampliado
A ilha de Phuket

DICA: O centro da cidade de Phuket (Phuket Town), oferece pousadas e opções de alimentação mais baratas do que nas praias. Phuket Town tem um charmoso centrinho com arquitetura Portuguesa e diversos bares, restaurantes interessantes e um grande mercado com possibilidade de comer a verdadeira comida Tailandesa. Nos hospedamos no On On Hotel (Th Phang-nga, 19 - Phuket Town), que oferece quartos de casal, com banheiro dentro, por 250 baht.
Sawngthaew, o transporte público da região (um pequeno caminhão com bancos atrás), saem da rua Th Ranong, perto do mercado central, rumo à várias localidades da ilha. É uma ótima oportunidade para ter contato com as pessoas locais e sentir a brisa do mar batendo na cara, já que o carro é aberto. O preço das passagens varia de 30 à 40 baht, de acordo com o destino do transporte.
Observação: 1 dólar vale aproximadamente 32 baht.

1. Fico encantada com cada relato e com as fotos! Bons ventos sempre para vocês.
    Bjoo

2. puts meu, mto legal as fotos de vcs, deve ter sido uma viagem dmais, parabens
    alias, to procurando um barraca pra ir viajar tbm, encontrei um site legal, fica ai a dica

3. parabéns pelo conteúdo... muito massa !!

4. Procurando no Google sobre a ilha de Phuket, encontrei o seu blog. Comecei a lê-lo e de cara me maravilhei com seus relatos. Pretendo ir a Tailandia e vou fazer de seu blog, meu ponto de partida para as informações, que preciso. Parabéns...muito 10 tudo que escreve.

5. Olá Regina, obrigado! Sugiro também que vc dê uma olhada nos guias da Lonely Planet, não para se prender totalmente ao que dizem, porém eles trazem boas dicas também (especialmente em relação aos detalhes logísticos, transportes, hospedagens, etc.)

Bons ventos em seus caminhos!

6. EStou na thailand fazendo um mega mochilao pela asia e seu relato 'e enriquecedor, realmente tudo verdade. lugar lindo, o unico ponto fraco 'e o turismo sexual.
    abs
    jorge maia
    jorgermaia@bol.com.br

1. Olá Jorge, obrigado pelo comentário!
      É... realmente este é um problema sério na Tailandia.

Boa viagem!

7. Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês. Estou fazendo um roteiro para a Tailândia e em dúvida em relação à Pucket... quantas noites lá seriam suficientes? Saindo de lá, é mais jogo dormir em Phi Phi ou fazer um day tour de barco e retornar para Pucket?? Obrigada!!!

1. Olá!
      Bom, depende...
      Depende da duração total da tua viagem, dos teus interesses e gostos, do quanto quer gastar, etc.
      No nosso caso, passamos 2 dias inteiros em Phuket e foi suficiente. Quanto a Phi Phi acabamos não indo (mas dizem que é lindo). Acredito que as opções mais baratas de passeios pra lá saem da região de Krabi.
      Se tiver tempo, vá tbm pra região de Krabi, pois é bem bonito (gostamos bem mais do que Phuket). Na verdade Phuket não é tão especial assim... É bonito, mas não é "incrivelmente bonito", como outros lugares da Tailandia. (Mas isso é só a nossa opinião particular, pois como disse, depende dos gostos e interesses de cada um...).

Região de Krabi:

Aqui vão tbm outras sugestões de lugares: